PANTENE INSTITUTE

Faz mal lavar o cabelo todos os dias?

Faz mal lavar o cabelo todos os dias?

Na verdade, não existe um número correto ou perfeito de vezes que se deve lavar o cabelo para conseguir os resultados de saúde e look almejados. A frequência de lavagens deve depender dos seguintes fatores:

1) Tipo de cabelo e couro cabeludo: cabelos secos pedem menos lavagens com hidratação mais poderosa, enquanto os oleosos precisam de limpeza mais frequente para retirar o excesso de lipídios e resíduos produzido pelo corpo ou acumulado por fatores externos.

2) Clima: em regiões praianas e de clima mais quente, o cabelo precisa de mais cuidados e lavagens mais frequentes porque acumula mais danos.

3) Estilo de penteado: se você utiliza muitos produtos de estilizar, como géis, sprays ou pomadas, cujas substâncias deixam resíduos fortes, deve lavar seu cabelo com maior frequência, idealmente sempre que aplicá-los.

4) Estilo de vida: quem pratica esportes ou atividades ao ar livre deve lavar o cabelo diariamente ou quando realizar estas atividades, para retirar as substâncias externas e excesso de oleosidade que se acumulam e também proteger, hidratar e reparar contra os danos do sol, cloro, elásticos de cabelo, entre outros.

Ainda que sua situação não se aplique aos casos acima, pesquisas científicas comprovam que não há nenhum problema em lavar o cabelo todos os dias, desde que se apliquem produtos de qualidade (para evitar resíduos de ingredientes daninos), não se utilize água muito quente (que prejudica a saúde da pele e do couro cabeludo) e sempre se utilize proteção caso a maneira de secar o cabelo pós-lavagem seja utilizando secador (para diminuir os danos do calor extremo).

Veredito: Ficção